area-restrita.png
e-mail-1.png

Numatsmail

27_03_pep_botao_facebook.jpg27_03_pep_botao_instagram.jpg27_03_pep_botao_facebook.jpg27_03_pep_botao_facebook.jpg

professor romildo parqueUm estudo publicado em outubro de 2023 pela Stanford University (EUA) elencou os "2% dos Cientistas Mais Influentes" do planeta em diversas áreas de conhecimento. O diretor do Parque Tecnológico da UFRJ e pesquisador da universidade, Romildo Toledo-Filho, foi mencionado na lista, ocupando o 1º lugar tanto entre os sete brasileiros quanto entre os 11 cientistas da América Latina citados no campo de “Materiais e Construção Civil”, da área de Engenharia Civil.

54 pesquisadoras e pesquisadores da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro integram o ranking, que reconhece e destaca indivíduos cujas contribuições tiveram um impacto significativo para a ciência e para a sociedade. Entre os (as) acadêmicos (as) da UFRJ, Toledo ficou na 5ª posição.
A lista da prestigiada universidade estadunidense selecionou, ao todo, cerca de 200.000 pesquisadores este ano.

No estudo, os cientistas foram classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos, utilizando dados do Scopus fornecidos pela Elsevier por meio do ICSR Lab. Os cálculos foram realizados usando todos os perfis de autores do Scopus até 1 de outubro de 2023.

Desde 1998 na UFRJ, a atuação de Romildo Toledo tem como foco a busca por materiais sustentáveis para a descarbonização das construções, com pesquisas que envolvem diversos biomateriais para uso em concreto, como fibras, madeira, casca de arroz, bagaço de cana-de-açúcar e bioconcreto de bambu, além de uso de resíduos de demolição na construção, materiais inteligentes e nanomateriais em materiais de construção.

É autor de quase 300 artigos de revistas revisadas por pares e mais de 390 artigos técnicos publicados em atas de conferências, coeditou cinco livros e publicou 15 capítulos de livros, bem como coordenou mais de 70 projetos de P&D financiados por diferentes setores industriais.

Esse é o segundo ranking internacional em que Toledo aparece em 2023. Em agosto, integrou a lista dos melhores cientista no ranking do portal acadêmico Research.com, junto com 49 pesquisadores (as) da UFRJ. O destaque se deu pela atuação também na pesquisa de Materiais e Sustentabilidade nas Construções.

Confira AQUI a lista completa de pesquisadores (as) da UFRJ citados no Stanford University Ranking 2023