area-restrita.png
e-mail-1.png

Numatsmail

27_03_pep_botao_facebook.jpg27_03_pep_botao_instagram.jpg27_03_pep_botao_facebook.jpg27_03_pep_botao_facebook.jpg

26 02 NUMATS ENTIDADE NOTICIATornar a construção civil sustentável é meta essencial para se alcançar a descarbonização do planeta, já que o setor é responsável, segundo a ONU, por 37% do CO2 mundial. É por isso que a RILEM Association, União Internacional de Laboratórios e Especialistas em Materiais de Construção, Sistemas e Estruturas, tem se dedicado também à busca por materiais sustentáveis voltados ao setor.

Presente em 90 países, a RILEM visa promover a construção sustentável e segura e melhorar o desempenho e o custo-benefício das construções para a sociedade; estimular novas direções de pesquisa e suas aplicações, promovendo a excelência na construção; e favorecer e promover a cooperação interdisciplinar e multidisciplinar em escala internacional, por meio do acesso aberto ao conhecimento avançado.

Com forte atuação na pesquisa por materiais sustentáveis na construção civil, o diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Romildo D. Toledo-Filho, foi eleito vice-presidente da divisão Latino-Americana da RILEM, cargo que exercerá até 2026.

 

O anúncio foi feito durante assembleia realizada no último dia 20 de fevereiro.
Pós-doutor na área de Engenharia Civil, Toledo, que também é professor efetivo da UFRJ, está à frente do NUMATS, laboratório da COPPE / UFRJ que pesquisa materiais, estruturas e tecnologias construtivas sustentáveis, como o bioconcreto e a argamassa com partículas de bambu.

A representação internacional na vice-presidência da RILEM América Latina é uma conquista também do Parque e da UFRJ como um todo, já que conecta os conhecimentos e competências do nosso ecossistema de inovação ao mundo.

"A difusão e fortalecimento da RILEM na América Latina não apenas fomentará a colaboração internacional e compartilhamento de conhecimento avançado, mas também oferecerá a oportunidade de se desenvolver soluções tecnológicas inovadoras adaptadas às necessidades específicas da região, promovendo o desenvolvimento sustentável e impulsionando o progresso socioeconômico da América Latina", acredita Romildo Toledo.

Fonte: Parque UFRJ

Topo